Eventos

Virtual Nordic Dynamo Seminar: Particle Acceleration by Magnetic Reconnection in Relativistic Jets: Testing the Extreme Energies with Relativistic MHD simulations and Test Particles

Virtual Nordic Dynamo Seminar

by Elisabete de Gouveia Dal Pino (Universidade de Sao Paulo)

Tuesday 31 Aug 2021, 15:00 → 16:00 Europe/Stockholm
Description:

The 2021 Midwest Magnetic Fields Meeting

Madison, Wisconsin. 14–18 June, 2021

Overview

The Midwest Magnetic Fields (MMF) series of meetings initially started as local Midwest event that has grown to become an international one. The event usually hosts 50 participants from the USA and abroad. It features invited and contributed talks as well as posters.

Convite à Física: Buracos Negros e Jatos Supersônicos: Aceleradores Cósmicos de Partículas e de Produtores de Fenômenos Ultra-Energéticos

Buracos Negros e Jatos Supersônicos: Aceleradores Cósmicos de Partículas e de  Produtores de Fenômenos Ultra-Energéticos | CONVITE À FÍSICA

Palestrante: Profª. Elisabete M.G.

Cerimônia de Inauguração da instalação do Primeiro Telescópio no Observatorio CTA, e Messagem do Professor Takaaki Kajita, Prêmio Nobel de Física.

O passado 10 de outubro a construção do observatório do CTA foi inaugurada com a instalação do primeiro telescópio de grande porte (LST, pelas siglas em inglês). O evento aconteceu no lugar planejado para a rede de telescópios CTA norte, em La Palma, ilha do arquipélago das Canárias, Espanha. Mais informações podem-se encontrar no boletim de dezembro do CTA, com uma mensagem do Professor Takaaki Kajita, Prêmio Nobel de Física.

FAPESP Week 2018, CUNY Graduate Center, New York

Pesquisadores do IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciéncias Atmosféricas, Universidade de São Paulo) além de outros pesquisadores brasileiros, participaram de 26 a 28 de novembro no Workshop FAPESP Week no Graduate Center em Nova York,  CUNY, para falar de suas pesquisas. O simpósio visa fortalecer os vínculos entre presquisadores do Brasil e dos Estados Unidos como o objetivo de promover parcerias de pesquisa.

Link do evento.

Tese de Astronomia Premiada da área de Astrofísica de Plasmas e Altas Energias

No dia 26/10, houve a premiação anual das teses que se destacaram no IAG-USP no ano de 2017. A Tese de Doutorado em Astronomia premiada este ano foi a de Luis Kadowaki entitulada "Processos Magneto-hidrodinâmicos associados a discos de acreção", sob a orientação de Elisabete M. de Gouveia Dal Pino, do grupo de Astrofisica de Plasmas e Altas Energias que coordena o Projeto  CTA-ASTRI Mini-Array, o Precursor do CTA.