Breaking News: CTA e ASTRI Mini-Array

O Cherenkov Telescope Array (CTA), um dos principais projetos da SPANET, será o principal observatório de Astronomia de raios-gama na próxima década e além. Os ojetivos científicos do CTA são extremamente amplos: da compreensão sobre o papel dos raios cósmicos à busca de matéria escura. O CTA irá explorar os fenômenos extremos do Universo, investigando ambientes desde a vizinhança de buracos negros até os vazios cósmicos nas maiores escalas, cobrindo um grande intervalo de energia (entre 20 GeV e 300 TeV). Para cobrir este extenso intervalo de energia, o CTA contará com três diferentes tamanhos de telescópios: os LSTs com 23 m, os MSTs com 15 m e os SSTs com 4 m de diâmetro. O observatório operará bases nos dois hemisférios (um deles em La Palma, Chile) para fornecer cobertura total do céu.

Uma grande notícia é que a Administração do CTA escolheu recentemente a montagem do telescópio de espelho duplo do ASTRI para ser o design dos 70 SSTs do CTA, entre outros dois projetos! Esta montagem foi desenvolvida por parceiros do CTA que incluem a equipe italiana (financiada pelo INAF), a equipe brasileira do CTA-SST da USP (IAG e EACH, patrocinado pela FAPESP por meio do Projeto Temático 2013/10559-5), e o Departamento de Ciência e Tecnologia da África do Sul.

Estas equipes também estão construindo o ASTRI Mini-Array, com 9 SSTs que serão instalados em Tenerife (nas Ilhas Canárias) no próximo ano, bem antes da implantação de todo o CTA, permitindo assim desenvolvimentos científicos muito antes do CTA entrar em operação.